Como se preparar para uma entrevista de trabalho?

A preparação para uma entrevista pode parecer intimidante, mas há várias medidas que pode tomar para se preparar para uma entrevista bem sucedida. Neste artigo, criamos uma lista de verificação de preparação para uma entrevista com 11 itens.

Preparação para uma entrevista

Preparar-se para uma entrevista significa, antes de mais nada, levar tempo a considerar ponderadamente os seus objectivos e qualificações em relação à posição e ao empregador. Para o conseguir, deve realizar uma pesquisa sobre a empresa e rever cuidadosamente a descrição do cargo para compreender por que razão seria um bom ajuste. Vejamos as etapas de preparação para uma entrevista.

1 – Examine cuidadosamente a descrição das funções

Durante o seu trabalho de preparação, deverá utilizar como guia a descrição do posto de trabalho afixado pelo empregador. A descrição do trabalho é uma lista das qualificações, qualidades e antecedentes que o empregador procura num candidato ideal. Quanto mais se conseguir alinhar com estes detalhes, mais o empregador poderá ver que o candidato é qualificado. A descrição de funções pode também dar-lhe ideias sobre questões que o empregador possa colocar durante a entrevista.

2 – Considere porque é que está na entrevista e as suas qualificações

Antes da sua entrevista, deve ter uma boa compreensão das razões pelas quais quer o trabalho e por que está qualificado. Deve estar preparado para explicar o seu interesse na oportunidade e porque é a melhor pessoa para o cargo.

3 – Realize investigação sobre a empresa e o seu papel

Investigar a empresa a que se candidata é uma parte importante da preparação para uma entrevista. Não só ajudará a fornecer o contexto para as suas conversas de entrevista, como também o ajudará na preparação de perguntas ponderadas para os seus entrevistadores.

Investigar a empresa e o papel tanto quanto possível dar-lhe-á uma vantagem sobre a concorrência. Não só isso, mas também a preparação completa para uma entrevista irá ajudá-lo a manter-se calmo para que possa estar no seu melhor. Aqui estão algumas coisas que deve saber antes de entrar na sua entrevista:

Pesquise produtos ou serviços:

Mesmo que o papel não esteja directamente relacionado com o produto ou serviço da empresa, continua a procurar fazer parte da equipa. É importante aprender tudo o que se pode sobre o produto ou serviço que a empresa produz e promove. Não precisa necessariamente de compreender todos e cada um dos detalhes, especialmente se for um produto técnico, e se estiver a entrevistar para uma posição não técnica, mas deve ter uma compreensão básica dos principais produtos ou serviços que a empresa oferece.

Se possível, solicite uma amostra do produto para se familiarizar com a perspectiva do cliente. Quanto mais lhes puder dizer sobre o produto tanto do ponto de vista da empresa como do cliente, melhor será o seu desempenho na entrevista.

Pesquise qual será o seu papel:

É importante ler cuidadosamente a descrição do trabalho e certificar-se de que compreende todos os requisitos e responsabilidades que o acompanham. Isto não só o preparará com perguntas ponderadas e específicas sobre o cargo durante a entrevista, mas também assegurará que está verdadeiramente qualificado e preparado para enfrentar as responsabilidades se conseguir o emprego.

Se possível, pesquise posições semelhantes e leia revisões de indivíduos nessas posições, para que possa ter uma ideia do que serão as actividades do dia-a-dia. Durante a entrevista, peça esclarecimentos ou detalhes sobre o papel, para que possa ter a certeza de que está pronto caso receba uma oferta de emprego. A pesquisa do papel antes de uma entrevista também o ajudará a decidir se o cargo é ou não adequado para si.

Pesquise sobre a cultura da empresa

As empresas modernas têm geralmente contas e blogs de meios de comunicação social que discutem a cultura e a indústria da sua empresa. Esta informação pode dar-lhe uma impressão do tom e da personalidade da empresa, bem como do que eles valorizam. Por muito bom que pareça um trabalho, é importante que se enquadre na cultura da empresa e partilhe uma personalidade e valores semelhantes.

Se tiver perguntas sobre o ambiente de trabalho, cultura, personalidade ou valores, não se esqueça de as colocar durante a entrevista. Estas perguntas podem variar desde o software e as ferramentas utilizadas pela empresa, até às suas políticas sobre férias e tempo de doença. Lembre-se que a entrevista tem tanto a ver com o facto de encontrar um bom ajuste para o seu próprio ambiente de trabalho como com o facto de a empresa encontrar um bom ajuste para o seu papel. Saber que os seus valores se alinham com a empresa garante-lhe uma vida profissional feliz. Esta é também a oportunidade perfeita para saber mais sobre a empresa e mostrar ao entrevistador como se vai adaptar.

4 – Considere as suas respostas a perguntas comuns de entrevista

Embora não consiga prever todas as perguntas que lhe serão feitas numa entrevista, existem algumas perguntas comuns para as quais pode planear respostas. Poderá também considerar o desenvolvimento de uma inclinação do elevador que rapidamente descreva quem é, o que faz e o que pretende.

Há alguns trabalhos que podem envolver um teste ou avaliação durante o processo de entrevista. Por exemplo, se estiver a entrevistar para uma função de programação, desenvolvimento ou análise informática, poderá também ser-lhe pedido que escreva ou avalie linhas de código. Poderá ser útil consultar os colegas do sector para obter exemplos de testes que lhes tenham sido dados para preparar.

Deve também preparar-se para discutir as suas expectativas salariais, por via das dúvidas. Se não tiver a certeza sobre qual o salário adequado para solicitar o cargo a que se candidata, visite a Calculadora de Salários de Indeed para obter uma escala de remuneração gratuita e personalizada com base na sua localização, indústria e experiência.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas comuns de entrevista:

Porque quer trabalhar na empresa?

A melhor maneira de se preparar para esta questão é conhecer os produtos, serviços, missão, história e cultura da empresa. Na sua resposta, mencione os aspectos da empresa que o atraem e alinhe-se com os seus objectivos de carreira.

Exemplo: “Adoraria a oportunidade de trabalhar com uma empresa que está a fazer a diferença. Encontrar uma empresa com um ambiente de trabalho e valores positivos que se alinhem com os meus permaneceu uma prioridade durante toda a minha procura de emprego, e esta empresa está no topo da lista”.

O que lhe interessa nesta função?

Os empregadores fazem esta pergunta para garantir que compreende o papel, e para lhe dar a oportunidade de realçar as suas competências relevantes. Pode ser útil comparar os requisitos do papel com as suas competências e experiência. Escolha algumas coisas de que gosta particularmente ou em que se destaca, e concentre-se naquelas da sua resposta.

Exemplo: “Tenho sido apaixonado pelo design da experiência do utilizador durante a maior parte da minha carreira profissional. Fiquei entusiasmado por ver esta empresa utilizar produtos Adobe porque sou bem versado em toda a suite. Além disso, sou um grande defensor da aplicação de fluxos de trabalho ágeis ao design. Penso que é a forma mais eficaz de lidar com grandes projectos. Fui capaz de construir e lançar com sucesso um processo ágil no meu papel anterior como gestor UX, e vimos melhorias consideráveis na velocidade dos projectos”.

Quais são os seus pontos fortes?

Esta pergunta dá-lhe a oportunidade de falar tanto sobre as suas competências técnicas como sobre as suas competências transversais. Quando um entrevistador lhe pede para descrever os seus pontos fortes, partilhar qualidades e atributos pessoais e depois relacioná-los novamente com o papel para o qual está a entrevistar.

Exemplo: “Eu sou um solucionador de problemas natural. Acho gratificante cavar fundo e descobrir soluções para os desafios – é como resolver um puzzle. É algo em que sempre me distingui, e algo de que gosto. Muito do desenvolvimento de produtos consiste em encontrar soluções inovadoras para questões desafiantes, que foi o que me atraiu para este caminho de carreira em primeiro lugar”.

5 – Pratique a sua voz e linguagem corporal

É importante causar uma impressão positiva e duradoura durante o processo de entrevista. Pode fazê-lo praticando uma voz confiante e forte e uma linguagem corporal aberta e amigável. Embora estes possam vir naturalmente para si, poderá também querer passar algum tempo a realizá-los com amigos ou familiares de confiança ou em frente de um espelho. Preste especial atenção ao seu sorriso, aperto de mão e passos.

6 – Prepare várias perguntas ponderadas para o(s) entrevistador(es)

Muitos empregadores sentem-se confiantes sobre os candidatos que fazem perguntas ponderadas sobre a empresa e o cargo. Deve reservar algum tempo antes da entrevista para preparar várias perguntas para o(s) seu(s) entrevistador(es) que mostrem que pesquisou a empresa e que são bem versados sobre o cargo. Alguns exemplos de perguntas que poderá fazer incluem:

  • Como é um dia típico para uma pessoa nesta função?
  • Porque é que gostam de trabalhar aqui?
  • Que qualidades têm os seus empregados mais bem sucedidos?
  • Tenho gostado muito de aprender mais sobre esta oportunidade. Quais são os próximos passos no processo de contratação?

7 – Conduza entrevistas simuladas

Tal como falar em público, praticar entrevistas é a melhor forma de aliviar a ansiedade e melhorar a sua confiança. A prática pode sentir-se entediante, mas a experiência repetida do processo de entrevista vai torná-lo mais confortável e ajudá-lo a dar a impressão certa.

Se tiver amigos ou família para o ajudar, conduza entrevistas simuladas tanto quanto puder. Se não tiver outra pessoa, pratique as suas perguntas e respostas em voz alta. Pode achar que uma resposta parece estranha ou não transmite o que deseja quando é falada, pelo que isto lhe dá uma oportunidade de refinar as suas respostas e de as memorizar. Quanto mais repetir a sua entrevista, mais confiante estará durante a entrevista real.

8 – Imprima cópias do seu currículo

A maioria dos empregadores pede cópias digitais do seu currículo com a candidatura, mas podem não ter acesso fácil ao mesmo durante a entrevista propriamente dita. Ter cópias para apresentar a vários entrevistadores mostra que está preparado e organizado. Deverá ter pelo menos três cópias para apresentar aos entrevistadores múltiplos, mais uma para si próprio acompanhar.

Durante a sua preparação, leia sobre o seu currículo e ensaie explicações para quaisquer lacunas que possam aparecer ou outras oddities. Por exemplo, pode ter tirado tempo do trabalho para cuidar de uma criança ou membro da família, ter trocado de carreira ou ter tido outras razões legítimas para lacunas no emprego. Estas podem ser uma preocupação para os empregadores, pelo que é melhor preparar a sua explicação para lhes mostrar que não é um risco.

Também pode encontrar questões sobre o seu currículo que sejam incómodas. É importante ser honesto, mas diplomático ao abordá-las. Por exemplo, pode ter deixado um emprego por causa do seu supervisor ou gestor, ou políticas com as quais não concordou, mas não quer falar negativamente sobre um antigo empregador. Considere estas possíveis perguntas e prepare as suas respostas com antecedência, para que não diga acidentalmente algo de que se arrependa.

Como o resto da entrevista, é melhor preparar-se para estas perguntas, escrevendo notas e ensaiando as suas respostas em voz alta várias vezes antes da entrevista.

9 – Prepare-se antecipadamente para a viagem

As entrevistas de emprego tendem a ser stressantes para a maioria das pessoas por muitas razões, mas chegar à entrevista pode ser um desafio em si mesmo. Se a sua entrevista é uma área desconhecida ou mesmo uma cidade inteiramente nova, pode ser uma fonte de ansiedade para encontrar o seu caminho e assegurar-se de que aparece a tempo.

Para evitar ficar demasiado ansioso para a sua deslocação, prepare-se para garantir que tudo corre bem no dia da reunião. Eis como:

Saia cedo: Isto pode parecer óbvio, mas é melhor partir com muito tempo para chegar à entrevista, mesmo que isso signifique chegar muito cedo. Mesmo que se deixe alguns minutos extra para lá chegar, pequenos obstáculos podem ser suficientes para o fazer chegar tarde, tais como tráfego intenso, acidentes, falta de estacionamento ou dificuldade em encontrar o edifício. Se chegar demasiado cedo, basta usar o tempo para rever as suas notas e preparar-se mentalmente para a sua entrevista.

Guarde as informações de contacto da entrevista: Mesmo com muito tempo para a sua deslocação, por vezes situações fora do seu controlo podem ainda causar-lhe atrasos. Se algo acontecer e souber que chegará um pouco atrasado, telefone ao seu coordenador da entrevista e informe-o da situação. A maioria das pessoas tem empatia por estas situações e compreende que algumas coisas simplesmente não podem ser ajudadas, especialmente se as estiver a avisar com antecedência e tiver uma explicação razoável. Nesta situação, a pior coisa que pode fazer é aparecer tarde sem qualquer aviso prévio e tentar explicar-se a si próprio.

Procure o local com antecedência: A maioria das entrevistas são agendadas com dias ou semanas de antecedência, pelo que tem tempo para pesquisar o local. Se a sua entrevista estiver suficientemente perto, pode tirar um dia para ir ao local e verificar o estacionamento, tomar nota do trânsito e encontrar a suite ou escritório onde a sua entrevista vai ser realizada. Se estiver ansioso por estacionar ou qualquer outro aspecto do local, contacte o seu entrevistador para lhe pedir mais informações.

10 – Venda-se a si mesmo

Um dos maiores desafios de uma entrevista é vender-se a si próprio. A maioria das pessoas sente-se desconfortável com esta ideia, mas apresentar-se de forma precisa e positiva não tem de se sentir como uma venda. A verdade é que tem competências e experiências profissionais que o podem diferenciar de outros candidatos, pelo que é aceitável e esperado que os reconheça ao seu potencial empregador.

Quando se preparar para uma entrevista de emprego, tome nota das suas competências relacionadas com o papel e pense em como as suas experiências e capacidades podem contribuir para os objectivos gerais do departamento e da empresa. As suas respostas serão algo curtas, pelo que deseja escolher a informação mais positiva e relevante para partilhar durante a entrevista.

Se tiver métricas ou estatísticas para mostrar as suas realizações ou crescimento durante as suas funções anteriores, elas são uma grande ajuda para se vender durante a entrevista. Por exemplo, pode ter aumentado as vendas numa certa percentagem ou ter aumentado o envolvimento dos meios de comunicação social no seu último cargo.

Sejam quais forem as suas realizações, não seja modesto ao partilhá-las durante a sua entrevista. O seu potencial empregador quer saber que será a pessoa certa e que pode entregar algo à empresa, pelo que eles precisam de saber todas as razões pelas quais pode fornecer-lhes isso.

11 – Prepare-se para o seguimento após a entrevista

Após a sua entrevista, deve preparar-se para dar seguimento ao empregador. Ao fazê-lo, recorda ao empregador a sua conversa, mostra-lhes que está genuinamente interessado no cargo e dá-lhe a oportunidade de trazer à baila pontos que se esqueceu de mencionar.

Aqui estão alguns passos que pode seguir ao elaborar uma nota de seguimento:

No primeiro parágrafo, mencione o título específico do cargo e agradeça ao seu entrevistador.

No segundo parágrafo, anote o nome da empresa assim como um ponto de conversa e/ou objectivo que lhe pareceu especialmente importante para a pessoa com quem falou. Ligue esse ponto à sua experiência e interesses.

No último parágrafo, convide-os a fazer-lhe quaisquer perguntas adicionais e feche dizendo que está ansioso por voltar a ouvir.

Dica final: Se não souber a resposta a uma determinada pergunta, é perfeitamente aceitável fazer uma pausa por um momento e dizer simplesmente: “Deixe-me pensar nisso por um momento”. O empregador apreciará o facto de ter tirado o tempo necessário para lhes dar uma resposta ponderada. Não se esqueça de fornecer exemplos específicos sempre que possível. O tempo necessário para se preparar para uma entrevista acabará por ajudá-lo a sentir-se mais relaxado e confiante durante o processo.

Deixe um comentário