Tipos de Bónus que as Empresas Oferecem

Tipos de Bónus que as Empresas Oferecem

Quer esteja à procura de uma nova posição ou a tentar progredir no emprego que já tem, uma forma de aumentar os seus rendimentos é através de bónus salariais. Os bónus podem complementar o seu salário e aumentar o seu poder de ganho, sendo que a oportunidade de receber um bónus pode ser suficiente para o convencer a aceitar uma oferta de emprego.

As empresas oferecem bónus para atrair candidatos para o emprego, reter, motivar e recompensar os funcionários, e aumentar a produtividade. Existem muitos tipos diferentes de planos de bónus que os empregadores podem utilizar para incentivar os funcionários. O que as empresas oferecem dependerá da política da empresa e do trabalho que está a desempenhar.

Analise informações sobre os tipos de bónus que as empresas oferecem a novas contratações e funcionários, como encontrar empresas que oferecem bónus e dicas para avaliar planos de bónus numa oferta de emprego.

Principais Pontos a Considerar

  • Os bónus são uma compensação adicional além do salário regular do funcionário.

  • As empresas oferecem bónus para atrair, reter, recompensar e motivar os funcionários.

  • Tipos de bónus incluem bónus de contratação, retenção, referência, férias, longevidade, partilha de lucros, segurança e rescisão.

  • Dependendo de serem discricionários, os empregadores podem ter de incluir o pagamento de bónus no cálculo do pagamento de horas extraordinárias.

O Que São Bónus?

Um bónus é uma compensação adicional além do seu salário base regular. Os empregadores podem atribuir bónus com base no desempenho, antiguidade, lucratividade da empresa ou outros fatores. As empresas também utilizam bónus para atrair novas contratações.

Existem muitos tipos diferentes de bónus, mas a maioria encaixa-se em duas categorias principais: bónus de produção e bónus não produtivos.

Bónus de Produção

Os bónus de produção baseiam-se em exceder metas ou quotas. Por exemplo, se for necessário completar um projeto em seis semanas e o concluir em cinco, o seu empregador pode atribuir um bónus por atingir a sua meta mais rapidamente.

Bónus Não Produtivos

Os bónus não produtivos são atribuídos independentemente de metas de produção ou produtividade individual. Este tipo de bónus destina-se a recompensar, reconhecer ou incentivar os funcionários. Exemplos de bónus não produtivos incluem bónus de retenção, contratação, férias, referência, longevidade e partilha de lucros. O seu empregador pode também optar por lhe dar um bónus em vez de benefícios se recusar a cobertura de cuidados de saúde patrocinada pela empresa.

Nota

Os empregadores podem oferecer bónus como um pagamento único ou periódico. Os bónus podem ser pagos em dinheiro, opções de ações, cartões-presente ou qualquer outra coisa de valor.

Por Que Razão as Empresas Oferecem Bónus?

As empresas não são obrigadas a oferecer bónus. A legislação de emprego é regida pela Fair Labor Standards Act (FLSA), que estabelece o salário mínimo e exige que os empregadores paguem horas extraordinárias, mas não exige que ofereçam remuneração variável como bónus. No entanto, muitos empregadores oferecem compensação adicional de qualquer forma.

De acordo com a Bureau of Labor Statistics (BLS), 44% dos trabalhadores do setor privado que trabalhavam para empresas com 100 ou mais funcionários tinham acesso a bónus não produtivos em 2020.

Os empregadores oferecem bónus para proporcionar remuneração adicional, recompensar os funcionários e aumentar a lucratividade.

Proporcionar Remuneração

Adicional Oferecer bónus permite que as empresas proporcionem remuneração adicional sem comprometerem-se com um aumento salarial permanente. Por não aumentar o salário base, evita o aumento do orçamento total de compensação do empregador de forma contínua.

Recompensar Funcionários

Estudos demonstram que os bónus são eficazes para recompensar e incentivar os funcionários. Um estudo da Harvard Business School e Yale School of Management mostrou que bónus ligados a metas de vendas inspiraram equipas de vendas a cumprir ou exceder as suas quotas. Bónus trimestrais foram ainda mais eficazes do que os anuais. Outras pesquisas mostraram que a partilha de lucros pode aumentar a satisfação no trabalho, bem como a produtividade.

Aumentar a Lucratividade

As empresas atribuem bónus para incentivar os funcionários a adotar comportamentos que levem ao aumento da lucratividade. Por exemplo, um empregador pode oferecer um bónus de contratação para atrair candidatos a aceitar um emprego na empresa ou um bónus de longevidade para incentivar os funcionários a permanecerem na organização por um período determinado. Bónus de referência incentivam a recomendação de candidatos qualificados para cargos difíceis de preencher, enquanto bónus por tarefa ou missão recompensam a realização de objetivos.

Tipos de Bónus

Embora a FLSA não exija que os empregadores paguem bónus, regula como eles são considerados na compensação. Do ponto de vista da FLSA, existem três tipos de bónus: bónus discricionários, bónus não discricionários e presentes.

Bónus Discricionários

Os bónus discricionários são pagamentos extra que o empregador escolhe fazer (ou seja, não são exigidos por um contrato de trabalho ou acordo coletivo). Os empregadores podem excluir bónus discricionários do salário regular.

Se for um funcionário horista elegível para horas extraordinárias ao abrigo da FLSA, os bónus discricionários não contam para o seu salário base. Isto significa que receberá horas extraordinárias com base na sua taxa horária, não na sua taxa horária mais o bónus discricionário.

Exemplos de bónus discricionários incluem:

  • Bónus de referência (desde que não trabalhe no departamento de recursos humanos e a sua participação seja voluntária).

  • Bónus instantâneos que não obedecem a critérios predefinidos.

  • Bónus de reconhecimento do funcionário, como funcionário do mês.

Bónus Não Discricionários

Os bónus não discricionários são compensações com base num acordo contratual ou critérios predeterminados. Os empregadores devem incluir bónus não discricionários ao calcular as horas extraordinárias.

Se for um funcionário horista elegível para horas extraordinárias, os bónus não discricionários contam para o seu pagamento ao calcular as horas extraordinárias. Isto significa que receberá horas extraordinárias com base na sua taxa horária mais o seu bónus não discricionário.

Exemplos de bónus não discricionários incluem:

  • Bónus de assiduidade Bónus de segurança.

  • Bónus de produção determinados de acordo com uma fórmula predefinida.

  • Bónus estipulados por um contrato de trabalho.

Presentes

Presentes são bónus pagos em ocasiões especiais, como feriados ou aniversários da empresa. Geralmente, este tipo de bónus não está incluído na sua taxa de salário regular, o que significa que, se for elegível para horas extraordinárias, o bónus não será incluído no cálculo do seu pagamento de horas extraordinárias.

Exemplos de presentes incluem:

  • Prémios de serviço ou antiguidade.
  • Bónus de assinatura.
  • Pagamento de férias.

Como Encontrar Empresas com Planos de Bónus

As empresas que oferecem bónus raramente mantêm isso em segredo. Publicitam tudo o que as torna um empregador competitivo. Além de prestar atenção a notícias sobre empregadores na sua indústria, pode encontrar empresas com planos de bónus nos seguintes locais:

  1. Websites de carreiras da empresa: A maioria dos empregadores tem páginas de carreira nos seus sites corporativos. Aqueles que oferecem planos de bónus normalmente indicam isso nas suas ofertas de emprego.

  2. Plataformas de emprego e motores de pesquisa de emprego: Sites como Indeed, LinkedIn e Google for Jobs permitem-lhe procurar por palavra-chave. Adicione “bónus” às suas pesquisas para encontrar empregadores que oferecem remuneração variável na sua área.

  3. Websites de pesquisa de empregadores: Sites onde se fornece avaliações de funcionários de empresas, além de desagregações de compensação que incluem bónus.

Similar Posts